BERNARDI DESTACA O PAPEL DAS VEREADORAS EM NOVO LIVRO

convnepotismo

Um novo livro abordando aspectos políticos e sociais do Paraná será lançado nesta terça-feira (13) em Curitiba. Com o título "Nepotismo, Parentesco e Mulheres", a obra, coordenada pelo professor da UFPR, Ricardo Costa de Oliveira,  tem um capítulo escrito pelo vereador Jorge Bernardi (Rede), que aborda o assunto "Vereadoras de Curitiba: poder familiar e cotas de gênero". Contanto com 17 colaboradores, o livro faz um apanhado, de como as mulheres ocuparam cargos na estrutura do poder do Paraná e da sua capital, Curitiba.

Logo no início, o autor, Ricardo Oliveira, assinala que "sem mulheres, não há nepotismo". E, assim, o conteúdo dessa obra, que reúne coletâneas sobre o tema, vai se revelando em suas quase 600 páginas. Oliveira explica que "o conhecimento do uso desse costume - o do nepotismo - pode trazer à luz do dia uma realidade para além da tradicional  história política e institucional do Estado brasileiro".

Canais de poder

Para Ricardo Oliveira, o estudo das relações de parentesco e o nepotismo na política "pode revelar-nos outros canais de exercício do poder: os constituídos pelo complexo de relações sociopolíticas e culturais, tanto clientelistas como familiares". Mas mais importante é quantificação do aumento, em influência, dos grupos dominantes  por meio de redes  familiares bem definidas. "É o poder indo de uma família à outra, de uma geração para a seguinte", diz.

O vereador Jorge Bernardi, no capítulo sobre as vereadoras de Curitiba, fez um levantamento histórico que compreende os anos entre 1947 a 2016. "Nesses 69 anos, tivemos  16 períodos legislativos. Os curitibanos elegeram 298 vereadores, dos quais apenas 20 são mulheres", explicou. No estudo feito com as 20 eleitas, constatou-se que um terço delas tem  origem em tradicionais famílias de políticos. "As demais são batalhadoras, verdadeiras heroínas,  que, por seus próprios méritos e trabalhos sociais, conseguiram se eleger num ambiente competitivo e predominantemente masculino", destacou Bernardi.

SERVIÇO: O lançamento do livro "Nepotismo, parentesco e mulheres" será nesta terça-feira (13), a partir das 19 horas, no Palacete dos Leões - Avenida João Gualberto, 530.

prof. Reginaldo Polesi

Mais Lidas