BARRACÃO DE RECICLAGEM É AMEAÇA AOS MORADORES DO BAIRRO ALTO

Jorge2Jorge Bernardi na tribuna da Câmara: "Descaso e omissão põem em risco a população do Bairro Alto". (Foto: Andressa Katriny)

O vereador Jorge Bernardi (Rede), líder da oposição na Câmara Municipal de Curitiba, denunciou nesta terça-feira, 22, na tribuna, o descaso em que trabalham os recicladores envolvidos com o projeto Ecocidadão Graciosa, no Bairro Alto. A denúncia feita por diversos moradores ao vereador mostra que no local não há qualquer higiene e cuidado com a proliferação de insetos e roedores. "O risco de doenças, como dengue, zika e a leptospirose, transmitida pelos ratos", é enorme", alertou Bernardi.

Ratos, piolho e mosquitos

Para o vereador, o problema ocorre devido a falta atenção da Prefeitura de Curitiba ao projeto Ecocidadão Graciosa, uma cooperativa de reciclagem. Na denúncia apresentada em plenário, Bernardi foi enfático:  “A administração Gustavo Fruet não cuida do fundamental no que diz respeito à sanidade daquele ambiente”. Acompanharam o pronunciamento do vereador, diversos líderes do Bairro Alto, como Alzimara Bacellar, Luciano Fraga, Carlos Pedroso e Franciele Reis Pedroso.

Bernardi explicou que os moradores já levaram, por diversas vezes, o problema ao conhecimento das autoridades. Mas ninguém tomou qualquer providência até agora. "É um jogo do empurra: a Secretaria Municipal do Meio Ambiente diz que o problema é com a Secretaria Municipal da Saúde. E assim, a enrolação e a burocracia da Prefeitura deixa o problema sempre em aberto, apesar dos transtornos que causa à população", disse. O vereador citou, ainda,  problemas com ratos, piolhos e mosquitos, que levaram os moradores do Bairro Alto a organizar um à realização de um abaixo-assinado pedindo providências urgentes para o caso.  “A comunidade já fez inúmeras denúncias a diversos órgãos, mas apesar disso não houve providências”, apontou. 

Confira abaixo o pronunciamento:

Mais Lidas