A IMPORTÂNCIA DAS LEGUMINOSAS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

 leguminosasSeminário na Câmara Municipal de Curitiba irá debater a importância das leguminosas para a alimentação do homem.

 O vereador Jorge Bernardi (Rede), líder da oposição na Câmara Municipal de Curitiba, encaminhou requerimento à direção do legislativo estipulando a data de 23 de novembro para a realização realização do Seminário "2016 Ano das Leguminosas - Sementes nutritivas para um futuro sustentável". O evento deve se realizar entre as 14 e 18 horas. Devem participar, como palestrantes, o próprio vereador Jorge Bernardi, o agrônomo Valter Bianchini - diretor da FAO/Unidade Sul e o jornalista Mario Milani – assessor da FAO/Unidade Sul.

A 68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou que 2016 é Ano Internacional das Leguminosas, tendo a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) sido nomeada para facilitar a execução das atividades, em colaboração com os governos, organizações relevantes, organizações não-governamentais e demais partes interessadas.

Maior consciência pública

O objetivo da FAO é aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais das leguminosas como parte da produção sustentável de alimentos voltados para a segurança alimentar e nutrição.As leguminosas são grãos secos para consumo. Entre elas estão a lentilha, o feijão, a ervilha e o grão de bico, que constituem fonte vital de proteínas de origem vegetal e aminoácidos para consumo humano e fazem parte de uma dieta saudável.

O seu consumo ajuda a tratar a obesidade, assim como a prevenir e controlar doenças crônicas, tais como a diabetes, problemas cardiovasculares e câncer. As leguminosas também são uma importante fonte de proteína à base de plantas para os animais e têm propriedades fixadoras de nitrogênio, que podem contribuir para aumentar a fertilidade do solo, com um impacto positivo sobre o meio ambiente.

Mais Lidas